So para Catolicos


SACRIFÍCIO PELO PECADO

Cristo, tendo se oferecido uma vez para sempre
para tirar os pecados de muitos (Hebreus 9:28).

Somos responsáveis por obedecer e amar nosso Criador. Entretanto, desde o princípio nos rebelamos contra Ele e, por causa dos nossos pecados, somos culpados e estamos à beira do inferno.

Só existe um modo de escapar como a Bíblia ensina: "sem derramamento de sangue, não há remissão (perdão)" (Hebreus 9:22). No Velho Testamento Deus ordenou a seu povo que oferecesse sacrifícios de animais no altar. E o fez para ensiná-lo duas verdades básicas: 1. o pecado deve ser punido; 2. o pecador pode ser liberto da culpa se outro for punido em seu lugar. Isto, é claro, era um tipo do que Jesus, "o Cordeiro de Deus", faria no Calvário.

"Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus" (1 Pedro 3:18).

Cristo, o único perfeito e inocente, tomou sobre si os pecados do seu povo, sofreu e morreu na cruz para pagar o preço exigido pela Lei de Deus. Libertos dos seus pecados, seus discípulos agora podem ir a Deus sem medo. Cristo salvou seu povo dos seus pecados através do seu sacrifício na cruz.

Às vésperas do seu sofrimento Jesus instituiu a "Ceia do Senhor" para que seus discípulos continuassem a lembrar dEle e do seu sacrifício até a sua volta. Infelizmente, a tradição tem mudado seu significado. A Igreja Católica ensina que o pão e o vinho são transformados no verdadeiro corpo e sangue de Cristo. É verdade que Jesus disse, "Isto é meu corpo... Isto é o meu sangue". Entretanto, a cada vez Ele acrescentava "Fazei isto em memória de mim". O pão e o vinho são um memorial do seu sacrifício na cruz do Calvário.
Um erro mais sério ensinado pela Igreja Católica é o que diz que a missa é um sacrifício pelo pecado. Na verdade se reivindica que a missa é o mesmo sacrifício de Cristo porque ela "perpetua" e "torna presente" o sacrifício da cruz. Este ensino contradiz o claro ensino da Bíblia:

Cristo entrou "no mesmo céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus; nem ainda para se oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no Santo dos Santos com sangue alheio. Ora, neste caso, seria necessário que ele tivesse sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao se cumprirem os tempos, se manifestou uma vez por todas, para aniquilar, pelo sacrifício de si mesmo, o pecado ... Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos" (Hebreus 9:24-28).

O sacrifício diário da missa implica que ainda restam pecado e culpa. No cristianismo bíblico não há mais sacrifícios pelo pecado porque é assegurado aos cristãos que todos os seus pecados são perdoados para sempre. O Senhor proclama: "Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades, para sempre. Ora, onde há remissão (perdão) destes, já não há oferta pelo pecado" (Hebreus 10:17-18).

Oro para que você não continue a confiar em sacrifícios humanos, mas que se aproxime de Deus pelos méritos do sacrifício único de Cristo na cruz.


Home · Próximo