So para Catolicos


NASCER DE NOVO

Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo,
 não pode ver o reino de Deus (João 3:3)

Jesus anunciou a Nicodemos, um respeitado líder e mestre judeu: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3:1-21). O problema não é se você é religioso, freqüenta a igreja, lê a Bíblia ou tenta viver uma boa vida. A questão essencial é: "Você nasceu de novo?" Pois, a menos que tenha nascido de novo, você jamais verá ou entrará no céu.

Porque uma pessoa deveria "nascer de novo"? A Bíblia descreve a condição desesperada do homem natural. Ele não está só enfermo ou fraco; o homem natural está "morto em delitos e pecados". Sua mente não está submissa à Lei e embora possa ser religioso, não busca o verdadeiro Deus. Ele não possui um relacionamento vivo com o Senhor e não pode fazer nada sobre isto.

Portanto, não se trata de uma questão de "virar uma página" ou resolver viver melhor. Os ritos religiosos (como a circuncisão ou o batismo) também não podem ajudar - Nicodemos era circunciso mas ainda precisava nascer de novo. Estando espiritualmente morto é impossível dar vida a si mesmo através de qualquer coisa que venha a fazer. Mais do que qualquer outra coisa você precisa de Deus para lhe dar vida!

Não existe uma fórmula de "como fazer" para nascer de novo. Não é uma obra humana, nem é algo iniciado pela vontade humana. Os bebês não influem ou cooperam na sua própria procriação e nascimento, bem como aqueles que estão "mortos em delitos e pecados" não podem provocar a operação divina de conceder vida. Seus filhos não são nascidos "do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (João 1:13).

O novo nascimento é obra do Deus Espírito Santo. "O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito". O Espírito Santo usa a Palavra de Deus para criar nova vida no coração humano. Uma vez que um ser humano nasce de novo, ele instintivamente clama a Deus pois agora ele é um filho do Pai. Arrependimento, fé e vida piedosa são os sinais de que o cristão está "vivo e bem".

Apesar do novo nascimento não ser produzido pelo homem, seus efeitos são claramente vistos no homem. O apóstolo João oferece vários testes como evidência de que uma pessoa é nascida de novo.

"Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus" (1 João 5:1). Anteriormente, ele não cogitava muito em Jesus. Agora, só confia nEle porque se convenceu de que Ele é o Filho de Deus, a quem o Pai enviou para salvá-lo do pecado.

"Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado... todo aquele que pratica a justiça é nascido dEle" (1 João 3:9; 2:29). O filho de Deus cresce para ser igual a seu Pai. Ele odeia o que Deus odeia e ama o que Deus ama. Ele luta contra o pecado e a tentação e, de todo coração, obedece aos mandamentos de Deus.

"Todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus" (1 João 4:7). Ele aprende a amar com seu Pai; seu desejo é servir especialmente seus irmãos e irmãs em Cristo.

Querido amigo, quando você se examina pela Palavra de Deus, pode dizer honestamente, "Sim, eu nasci de novo?".


Home · Próximo