So para Catolicos


PERDÃO

Por meio do nome de Cristo, todo aquele que nele crê
recebe remissão de pecados (Atos 10:43)

Visto que o pecado é a quebra da Lei de Deus, somente Deus pode perdoar o pecado. Depois de Davi haver cometido um sério pecado, ele achou paz depois que o confessou a Deus. "Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado" (Salmos 32:5).

A tradição humana tem distorcido o ensino da Bíblia. Os sacerdotes católicos reivindicam o poder para julgar pecadores e dar ou reter absolvição (uma sentença judicial de perdão). A maioria dos católicos tem sido ensinada que o próprio Jesus instituiu o sacramento da penitência quando disse aos apóstolos: "Se de alguns perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; se lhos retiverdes, são retidos" (João 20:23).

É claro que Jesus lhes deu poder para perdoar. Mas perguntamos: que tipo de poder Jesus lhes deu? Ele os fez juízes? Ou os comissionou para perdoar pecados por outro método? A resposta é clara se lermos Atos dos Apóstolos e o resto do Novo Testamento. Não há evidência na Bíblia de que os apóstolos escutaram confissões ou deram absolvições. Antes pregaram o Evangelho e instavam com as pessoas que se arrependessem e cressem em Jesus para obter perdão. O apóstolo Pedro pregou: "Dele todos os profetas dão testemunho de que, por meio de seu nome, todo aquele que nele crê recebe remissão de pecados" (Atos 10:43); e o apóstolo Paulo pregou, "Tomai, pois, irmãos, conhecimento de que se vos anuncia remissão de pecados por intermédio deste; e, por meio dele, todo o que crê é justificado" (Atos 13:38-39).

Se você deseja o perdão de Deus para o seu pecado, creia no Senhor Jesus Cristo e será salvo.

Os cristãos devem confessar seus pecados. Porém, não a um sacerdote católico. A confissão a um sacerdote é uma invenção humana desconhecida pela igreja cristã durante centenas de anos. Jesus nos ensinou claramente que devemos orar ao Pai: "Pai nosso, que estás nos céus... perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mateus 6: 9,12).

Há outro erro crítico na religião católica a respeito do perdão. A igreja ensina que o perdão de Deus não é perfeito. Depois que uma pessoa é perdoada ela ainda tem que realizar atos de penitência como pagamento pelos seus pecados. Mesmo depois da morte, a maioria dos católicos espera experimentar a purificação no fogo do purgatório.

A Bíblia assegura aos crentes que "os vossos pecados são perdoados, por causa do seu nome" e "o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado" (1 João 2:12; 1:7). Eles não precisam fazer reparação pelos pecados que Cristo tomou sobre si e os que tiveram seus pecados purificados pelo seu sangue não precisam ir para o purgatório.

Os cristãos confiam no Senhor Jesus Cristo para obter perdão. Sabendo que são perdoados, eles vivem gratos à glória dAquele que lhes mostrou tal misericórdia.


Home · Próximo